-
A formação do discípulo: preparação para o batismo
- Voltar
Documento
-
Alessandra Grangeiro A formação do Discípulo 2024Baixar
Alessandra Grangeiro A formação do Discípulo 2024
Metadados
Miniatura

Autor
Alessandra Carlos Costa Grangeiro
Título
A formação do discípulo: preparação para o batismo
Resumo
“E o que de mim, entre muitas testemunhas, ouviste, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem a outros” (2Tm 2.2). O apóstolo Paulo orientou Timóteo a ensinar tudo que havia aprendido com ele para outras pessoas para que essas pessoas pudessem ensinar a outras. Portanto, estes são os propósitos deste manual: preparar os novos convertidos para o batismo e formar discípulos para Jesus. O apóstolo Paulo afirmou que sentia dores de parto até que Cristo fosse formado (Gl 4.19) nos irmãos aos quais ensinava. Entendemos, então, que aceitar a Jesus como Senhor e salvador é, apenas, uma etapa da caminhada cristã. A decisão pelo batismo é a etapa que torna ainda mais público o nosso compromisso com Jesus e garante a nossa integração ao corpo de Cristo que é a igreja; além de sermos batizados, precisamos ser discípulos de Jesus e isso somente é possível se formos formados por meio do discipulado pessoal, do encorajamento e do ensino sistemático da Palavra de Deus. Somente assim Cristo será formado em nós e, assim, poderemos dizer como o apóstolo Paulo: “e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim (Gl 2.20).
A fim de concretizar nossos objetivos, organizamos este material para
formação de novos convertidos, especialmente, para prepará-los para o batismo e para darem sequência a uma vida cristã saudável e próspera, sendo verdadeiros discípulos de Jesus. Este manual apresenta três tipos de conteúdo: o devocional, o bíblico e o doutrinário os quais são essenciais para a boa formação do cristão.
O conteúdo devocional diz respeito às experiências pessoais pelas quais passarão o novo convertido. Neste manual, os novos convertidos estudarão sobre os seguintes temas: reconhecimento da condição do pecador, a salvação por meio da fé, a experiência do novo nascimento, a oração, o enfrentamento das tentações, a busca pelo Espírito Santo, a justificação x boas obras, a compreensão e desejo de realizar o propósito de Deus, a mordomia cristã, a igreja como o corpo de Cristo e a leitura bíblica.
O conteúdo bíblico concentra-se numa abordagem geral sobre o Novo Testamento, portanto, neste manual, faremos uma síntese dos evangelhos ao livro de Apocalipse, pois entendemos que esse conhecimento é o que dá sustentação à nossa vida espiritual e, além disso, nos permite conhecer a grandiosidade do plano de Deus que finalizará com o estabelecimento do seu Reino eterno, tanto no céu, quanto na terra. Finalmente, o conteúdo doutrinário demonstrará as doutrinas que são a base do cristianismo. Esse conteúdo é importante, pois dá clareza aos novos convertidos acerca dos pontos centrais da sua fé. Relacionado a esse conteúdo, abordaremos o nosso credo e, simultaneamente à compreensão dele, vamos expondo as doutrinas que sustentam o cristianismo: a da revelação, a do Deus Trino, Criador e Soberano, a do homem, a de Cristo, a do Espírito Santo, a da igreja e a da vinda de Jesus. Compreendendo essas doutrinas, você terá compreendido a viga de sustentação que liga o Antigo ao Novo Testamento e esse entendimento lhe dará uma solidez na fé.
Depois que você vencer todas as etapas deste curso, ou seja, depois
que for aprovado em todos os níveis de conhecimento e de conduta, pois aprenderá que ser discípulo é, além de aprender os ensinamentos de Jesus, viver de acordo com esses ensinamentos, você poderá se tornar um discipulador. Assim, depois que for aprovado neste curso, você poderá fazer outro: Discipulador: sua base e seu crescimento. Desse modo, estará seguindo a orientação do apóstolo Paulo a Timóteo: o que aprendeu ensine a outros para que estes também ensinem a outros.
Para a elaboração deste projeto de formação de discipulador e de discípulo, utilizamos como base inicial para o nosso curso os seguintes trabalhos: Josué Campanhã, Discipulado que transforma; William MacDonald, O discipulado verdadeiro; Dietrich Bonhoeffer, Discipulado; Juan Carlos Ortiz, O discípulo; Keith Phillips, A formação de um discípulo; Gary W. Kuhne, O discipulado dinâmico, entre outros.
Desejamos que você tenha um ótimo aprendizado e que sua vida seja completamente transformada por Jesus. Dessa forma, você, depois de ter
passado pelo processo de Integração no corpo de Cristo, a igreja, compreenderá que não têm outra tarefa senão fazer parte da equipe de Discipulado e de Evangelização, pois entenderá que precisa obedecer à ordem de Jesus: “IDE, fazei discípulos em todas as nações” (Mt 28. 19).
Ano
2024
Data
julho 31, 2024