fbpx

Página do Aluno

GRADUAÇÃO

SOLICITAÇÃO DE FICHA CATALOGRÁFICA >

ENADE

O que é Enade?

O Enade, programa que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), foi criado em 2004 com o intuito de avaliar a qualidade do Ensino Superior no país pela via do desempenho especí­fico dos estudantes na área especí­ca de seu curso e na área de conhecimento geral. O programa Enade 2019 é um dos maiores exames nacionais de desempenho dos estudantes. Trata-se de um programa que avalia o desempenho dos alunos do curso de graduação, concluintes ou ingressantes no objetivo de avaliar todo o conteúdo programático do curso no aluno está matriculado.

Qual é o objetivo do Enade?

O objetivo geral do Enade é avaliar o desempenho dos estudantes em relação a conteúdos programáticos, habilidades e competências para atuação pro­fissional e conhecimentos sobre a realidade brasileira e mundial, bem como sobre outras áreas do conhecimento.

SAIBA MAIS SOBRE O ENADE

Em que consiste essa avaliação?

Consiste em uma avaliação individual de desempenho do estudante e um questionário do estudante.

O que o Enade avalia, especificamente, quando aplica as provas a alunos de cursos de Teologia?

Avalia o desempenho dos estudantes de Teologia em duas áreas: formação geral e formação específica. Só para você ter uma ideia dos conteúdos a serem requeridos em cada uma dessas áreas, a prova de Formação Geral, em 2015, teve por princípio o respeito aos Direitos Humanos. Nela foram considerados os seguintes elementos integrantes do perfil profissional do estudante: letramento crítico; atitude ética; comprometimento e responsabilidade sociais; compreensão de temas que transcendam ao ambiente próprio de sua formação, relevantes para a realidade social; espírito científico, humanístico e reflexivo; capacidade de análise crítica e integradora da realidade; e aptidão para socializar conhecimentos com públicos diferenciados e em vários contextos.

E a prova de Formação Específica, no mesmo ano, tomou como referência os seguintes componentes curriculares:

  1. Textos Sagrados e Hermenêutica;
  2. Tradições, Ritos e Doutrinas Religiosas;
  3. Espiritualidade;
  4. Novas Expressões Religiosas;
  5. Ética;
  6. Bioética;
  7. Ecumenismo e Diálogo inter-religioso;
  8. Escatologia;
  9. História: História da Teologia e História das Religiões;
  10. Antropologia: Antropologia Teológica e Antropologia da Religião;
  11. Religião e Sociedade;
  12. Filosofia e Religião;
  13. Psicologia e Religião;
  14. Oratória;
  15. Teologia Prática;
  16. Correntes Teológicas: Teologia Feminista, Teologia e Gênero, Teologia da Libertação, Teologia Latino-americana, Teologia Indígena e Afro, Teologias Orientais;
  17. Métodos Teológicos;
  18. Teologia e linguagem;
  19. Teologia e Meios de Comunicação;
  20. Gestão e Administração.

A Portaria com os conteúdos para as provas de Formação Geral e Formação Especí­fica será publicada nos próximos dias. Logo que for publicada, será disponibilizada nesse espaço.

Quem faz a avaliação?

A avaliação, que é realizada a cada 3 anos para cada curso superior sediado no Brasil, é realizada através do INEP.

Todo aluno do ensino superior é obrigado a prestar o exame?

De acordo com o Inep, o exame é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação. Portanto, a resposta é sim. Todo aluno inscrito pela Instituição, isto é, todo aluno que tenha concluído 80% (oitenta por cento) do curso é obrigado a prestar o exame; se não o fizer, não poderá se formar.

Quem não ­fizer a prova ­fica sem diploma?

Sim, de acordo com o Inep. “A participação do estudante habilitado ao Enade é condição indispensável ao registro da regularidade no histórico escolar, assim como à expedição do diploma pela Instituição de Educação Superior (IES)”.

Como posso me inscrever no Enade?

A instituição de ensino onde você estuda, no caso a FASSEB, é que faz isso. Ela é responsável por sua inscrição no Enade, pois, através dos resultados que você obtiver, o nível de qualidade de ensino da IES será medido. Logo que o INEP divulgar o cronograma de inscrições, a FASSEB inscreverá e informará a todos os inscritos, assim como as datas de realização etc. Mas, se você já concluiu as disciplinas mas ainda não colou grau, ­fique atento porque, por certo, você será um dos inscritos. A lista de inscritos será divulgada no espaço do Enade no site oficial da Faculdade.

LINKS ÚTEIS

NOTÍCIAS

Alunos da FASSEB recebem primeiras orientações para o Enade 2018

Alunos do Curso de Graduação em Teologia da FASSEB recebem primeiras orientações para o Enade 2018. O primeiro grupo de alunos do Curso de Graduação em Teologia (curso regular e convalidação de créditos em Teologia), convocado para reunião na noite desta segunda feira, recebeu da Coordenação do Curso, na pessoa da profa. Ms. Lázara Divina Coelho, as primeiras informações sobre o Exame Nacional de Desempenho do Estudante (Enade) 2018. Informações como o objetivo, a legislação, o questionário do estudante, as provas do Enade e seu conceito, foram apresentadas e discutidas com espírito de engajamento pelos presentes, alunos e professores presentes.

REUNIÃO COM ALUNOS DA TEOLOGIA APTOS AO ENADE

NOVA REUNIÃO DA COORDENAÇÃO DE CURSO DA FACULDADE ASSEMBLEIANA DO BRASIL COM ALUNOS DA TEOLOGIA APTOS AO ENADE.

Aconteceu, nesta segunda, 5 de março, a segunda reunião da Coordenação do Curso de Teologia da Faculdade Assembleiana do Brasil com alunos aptos à realização da prova do Exame Nacional de Desempenho do Estudante (ENADE) de cursos de Graduação, a realizar-se no segundo semestre do corrente ano. A coordenadora, profa. Ms. Lázara Divina Coelho, fez uma nova apresentação do ENADE, sua história, objetivos, obrigatoriedade, relação com os cursos de Teologia; traçou um perfil do exame realizado em 2015 e dos alunos da Faculdade; enfim, tirou dúvidas dos alunos e anunciou a disposição da Faculdade em fornecer todas as informações necessárias e encaminhamentos à sua realização.

No ensejo, convidou os alunos a participarem de alguns minicursos que serão oferecidas aos estudantes da graduação – ativos, egressos etc. – e à comunidade em geral, nos meses de março de abril:

  • TEMA: “Direitos fundamentais do ser humano e o deficiente”
  • DATA: 17/03, das 8:30 às 17:30 (intervalo de uma hora para almoço)
  • CARGA HORÁRIA: 10 horas
  • PROFESSOR: Dr. Jeová Rodrigues dos Santos
  • CERTIFICADO: 10 horas.
  • TEMA: “Direitos fundamentais do ser humano e o as etnias”
  • DATA: 14/04, das 8:30 às 17:30 (intervalo de uma hora para almoço)
  • CARGA HORÁRIA: 10 horas
  • PROFESSOR: Dr. Jeová Rodrigues dos Santos
  • CERTIFICADO: 10 horas.

Interessados da comunidade externa também podem aproveitar a atualidade desses temas e aprender e/ou aprofundar seus conhecimentos.

PÓS-GRADUAÇÃO

Lato Sensu

PÓS EM TEOLOGIA SISTEMÁTICA

TEOLOGIA SISTEMÁTICA

MINISTÉRIO E ACONSELHAMENTO PASTORAL

PÓS EM DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA

DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA

Menu
× Como posso te ajudar?