fbpx

Objetivo Geral

 A Educação Cristã e suas práticas pedagógicas precisa levar em conta a afirmação do apóstolo Paulo: “o que ensina, esmere-se no fazê-lo.” (Romanos 8. 12). É reconhecido que, exegeticamente, Paulo está tratando de dons espirituais, nessa linha de pensamento, ele demonstra que ensinar é um dom. Mas, precisamos também reconhecer, a partir da orientação de Paulo, que o ato de ensinar exige muita dedicação, quem quer ensinar, precisa “esmerar-se”. Essa dedicação envolve uma preparação cuidadosa e criteriosa, para uma prática consistente. Com isso, o objetivo geral do Estágio com ênfase em Práticas Pedagógicas, envolve essa ideia de Paulo de “esmerar-se”, como uma dedicação da própria vida, para um bom desempenho das práticas pedagógicas na perspectiva bíblico/cristã.

Procura-se não apenas pela prática pedagógica em si, no sentido de apenas de colocar em prática as teorias apreendidas, mas, também procura fazê-lo a partir de uma filosofia cristã de educação.

Objetivos específicos

O aluno será habilitado na parte teórica para o exercício das práticas pedagógicas de forma competente, cristã e madura.

Observar aulas/palestras ministradas em comunidades evangélicas e Igrejas quanto a metodologias e estratégias de ensino; conhecer as diversas faixas etárias e suas características com o aprender; ministrar aulas/palestras de ensino bíblico ou treinamento; vivenciar o dia a dia dos programas realizados nestes locais de ensino bíblico.

Plano de estágio

Cada aluno deverá criar um plano de estágio atendendo às observações do anexo: Plano geral de estágio.

Modalidades de estágio

  • Observação
  • Participação e Regência
  1. Observação: Avaliar aulas/palestras/congressos. Deverá verificar se: o palestrante demonstrou conhecimento sobre assunto? O palestrante permitiu que houvesse um momento de perguntas? O foco da palestra estava voltado para educação cristã e o desenvolvimento da igreja? O palestrante demonstrou conhecimento sobre assunto? Soube desenvolver seus objetivos? Sua metodologia foi adequada? O Congresso atendeu às expectativas dos participantes?
  2. Participação: como você pode colaborar para organização e realização de um evento educativo (pode ter caráter de ação social, evangelização, recreação ou outro)
  3. Regência: aulas/palestras: Onde você apresentou a sua palestra ou as suas aulas? Qual foi o foco da sua palestra ou das suas aulas? Foram preparadas conforme as orientações em sala de aula.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

× Como posso te ajudar?