fbpx

Bacharelado em Teologia

O do curso Bacharelado em Teologia tem o objetivo de preparar
o vocacionado para servir a igreja e a sociedade.

ESTE CURSO É PARA VOCÊ QUE BUSCA APRENDER

Formação Teológica
Interpretação Bíblica
Práxis: teológica e a pastoral
Ética e Cosmovisão Cristã
Práticas Pedagógicas
Aconselhamento Pastoral
Missões Urbanas
Pregação e Estudo Bíblico.

DIFERENCIAIS

• Há dezessete anos formando líderes;
• Faculdade reconhecida pelo MEC;
• Acessibilidade;
• Laboratório informática;
• Biblioteca.

A MELHOR FORMAÇÃO

• A melhor faculdade de teologia da região;
• Professores mestres e doutores;
• Curso com 3 anos de duração;
• A melhor matriz curricular;
• Salas climatizadas.

PRINCIPAIS DÚVIDAS

Por que investir na formação de teólogos?

Há várias razões para que organizações eclesiásticas, educacionais etc. invistam na formação de teólogos. No caso da FASSEB, a igreja e a IES compreendem que o teólogo formado no curso que oferecem, busca, acima de tudo, ser alguém que aprende com Deus para, então, servir à comunidade em que está inserido.

Esse serviço à comunidade será mais especificado para ajudar você a entender porque estudar na FASSEB é uma boa opção: antes de tudo, a igreja e a escola precisam formar seus quadros (pastores, professores, gestores, escritores etc.); além disso, há uma demanda eclesiástica (práxis pastoral, gestão eclesiástica, ensino bíblico etc.) pelo teólogo; existe também a demanda da missão (serviço missionário mono e transcultural, organizações humanitárias e outras) e a demanda escolar (no ensino religioso, propriamente dito etc., nas áreas das ciências sociais e humanas, tanto na universidade quanto no ensino médio e de primeiro grau), além de outras razões, como a própria produção literária.

Por que investir na sua própria formação teológica ou na formação teológica de vocacionados de sua igreja? As razões acima já são um bom ponto de partida.

Para que serve um teólogo?

O curso de graduação em Teologia da FASSEB tem o objetivo de dar formação de nível superior, àqueles que buscam o conhecimento teológico. Visa, com isso, o desenvolvimento intelectual e a capacitação profissional de seus alunos nessa área do conhecimento. Portanto, sua meta é preparar homens e mulheres da Teologia qualificados para articular teoria e prática no mundo das ideias e das realizações, e capacitados a contribuir eticamente para o desenvolvimento da comunidade local e da sociedade em geral.

Para isso, pretende fornecer ao estudante os recursos metodológicos necessários para a aquisição de conhecimentos, a análise e compreensão clara das situações e acontecimentos, bem como garantir e estimular a reflexão e criação cultural, o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento pessoal, e a formação de uma mentalidade teológica.

Quem pode fazer teologia?

O curso é oferecido para teólogos em potencial, isto é, pessoas que creem e, por isso, buscam compreender a Deus e sua criação; pessoas que acreditam ser possível conhecer a Deus através do estudo acadêmico de sua Palavra e fazê-lo conhecido das nações.

Outras credenciais para ingressar no Curso, são:
Documentação pessoal (CI, CPF, TE, comprovante de endereço etc.) atualizada e documentação acadêmica (Histórico escolar e certificado de conclusão do Ensino Médio) no ato de inscrição ao processo seletivo, fazer a referida inscrição e ser aprovado no processo seletivo.

Quanto tempo dura o curso?

Como se dá a formação do teólogo na FASSEB? Acontece em três anos, nos quais são oferecidas atividades em sala (aulas) e atividades fora de sala (complementares e estágio) com objetivo duplo: preparar para o conhecimento e a disseminação desse conhecimento.

O que estuda a teologia?

As disciplinas (atividades em sala de aula) seguem, basicamente, 5 eixos:

  1. o eixo de Bíblia (do Antigo ao Novo Testamento),
  2. o eixo de interpretação da Bíblia (da arte e técnica de interpretação à interpretação propriamente dita),
  3. o eixo da ética e da visão de mundo cristã (dos fundamentos da ética à cosmovisão cristã sobre a cultura, o meio ambiente, os direitos humanos etc.),
  4. o eixo de cultura geral (da Antropologia à Psicologia, passando pela Filosofia e a Sociologia)
  5. o eixo do estágio (comunicação social, missões urbanas, produção de textos, práticas pedagógicas, e aconselhamento pastoral).

E as atividades extra-sala atendem às múltiplas áreas do conhecimento, promovendo a transdisciplinaridade, através de:
eventos nacionais (Conferência Nacional Crer e Pensar, e Congresso Nacional de Ciências Bíblicas), regionais (Jornada Teológica, Conferência Assembleiana e Semana Cultural) e locais (Cafés com Palavra).

Além desses dois blocos de atividades (atividades em sala de aula e fora de sala), faz parte da formação do teólogo na FASSEB, o envolvimento com a sociedade local através dos eventos de responsabilidade social e estágio obrigatório, que acontecem semestralmente em/com todas as turmas.

Termos legais do curso

Nome do Curso 
Bacharelado em Teologia

Base legal do curso 
O Curso de Bacharelado em Teologia, no Brasil, tem as seguintes bases legais: Parecer CNE/CES nº 241, de 15 de março de 1999, homologado em 5 de julho de 1999; Parecer CNE/CES nº 063, de 19 de fevereiro de 2004, homologado em 01 de abril de 2004; Parecer CNE/CES nº 118, de 6 de maio de 2009, homologado em 9 de dezembro de 2010; e Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Teologia, Bacharelado (Res. CNE/CES n. 4/2016, de 16/09/2016, publicado no DOU de 19/09/2019), aprovado pelo Ministério da Educação/Conselho Nacional de Educação em 12 de março de 2014.

Atos legais de Autorização e Reconhecimento do Curso 
O Curso de Bacharelado em Teologia da Faculdade Assembleiana do Brasil foi autorizado pela Portaria MEC/SESu nº 3.249, de 26 de novembro de 2002, publicada no Diário Oficial da União em 28 de novembro de 2002 e reconhecido pela Portaria MEC/SERES nº 150, de 25 de março de 2013, publicada no Diário Oficial da União em 26 de março de 2013.

Número de vagas autorizadas 
O Curso oferece 80 vagas anuais conforme autorizadas pelo Ministério da Educação (cf. Port. MEC/SESu nº 3.249/2002; Port. MEC/SERES nº 150/2013).

Turnos de funcionamento do Curso 
Período noturno, das 18h50min às 22h30min.

Coodenadora do Curso 
Lázara Divina Coelho
(coord.teo@fasseb.com.br)

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O VESTIBULAR FASSEB >

Menu
× Como posso te ajudar?